Teoria da Interactividade
TI


Realidade Virtual
Conceito
A realidade virtual ou ambiente virtual consiste na simulação de ambientes criados através de um computador, com o objectivo de recriar o melhor possível a sensação de realidade e permitir aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos destes como se fosse na realidade.
Para além da visão, que é estimulada através de um capacete de visualização, outros sentidos também podem ser estimulados, tais como a audição e a visualização, mas para isso é necessário a utilização de dispositivos adequados, como luvas de dados e auscultadores... Ler mais >> (02)












Simulação
A simulação da realidade consiste na imitação de um sistema do mundo real.
Ao simular-se virtualmente experiências do mundo real, é possível pôr o utilizador perante novas situações de forma segura, rápida e económica.
Estes ambientes são, actualmente, muito utilizados em várias áreas do conhecimento e das actividades humanas, como:
- Medicina, Engenharia, Educação, Segurança

Tipos

Realidade imersiva
Faz com que o utilizador se sinta completamente dentro do ambiente permitindo assim uma interacção com os seus elementos. Para isso é necessária uma estimulação sensorial, utilizando diversos dispositivos ao mesmo tempo, como por exemplo o capacete de visualização (HMD).

Realidade não-imersiva
Faz com que o utilizador não se sinta como parte do ambiente. Os dispositivos utilizados neste tipo de realidade virtual são: o rato (ex: rato sem fios - Ring mouse), monitor, teclado, joystick, etc.