Teoria da Interactividade
TI

Interactividade
Permite a troca de informação entre o usuário de um sistema informático e a máquina, ou seja, a interactividade consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos.
O sistema transforma-se e adapta-se criando novas situações ao utilizador. Trata-se de uma relação homem-máquina.
Características
1
Comunicação
É o elo de ligação entre o utilizador e o sistema, essa comunicação é efectuada através de dispositivos periféricos, por exemplo: rato, teclado, impressora (desde que esteja ligado ao computador, qualquer objecto serve).
2
Feedback
Permite regular a manipulação dos objectos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador, por exemplo: quando se aguarda um carregamento de um ficheiro, o sistema mostra ao utilizador a percentagem já concluída
3
4
5
Controlo e resposta
Permite ao utilizador dar uma resposta em função do comportamento do sistema, por exemplo: um movimento
Tempo de resposta
É o tempo que dura desde o momento em que o utilizador realizou a acção até receber a resposta do sistema.
Adaptabilidade
É a capcacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das instruções dadas pelo utilizador sobre os seus objectos.
Níveis
Segundo a relação homem-máquina:
Reactiva
Coactiva
Proactiva
Controlo limitado sobre o ambiente virtual, ou seja, falta de liberdade criativa no ambiente virtual por estar pré determinado, por exemplo: instalação de um programa.
O utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das acções desenvolvidas no ambiente virtual, por exemplo: Microsoft Word.
A liberdade é total, tanto no conteúdo das acções desenvolvidas no ambiente virtual como no controlo da estrutura, por exemplo: Paint.
Elevada
Segundo a acção sensorial:
Média
Baixa
O utilizador encontra-se totalmente no ambiente virtual e todos os seus sentidos estão a ser estimulados, por exemplo: em simuladores de realidade virtual ou no cinema em 4D.
O utilizador exerce um controlo limitado da acção num ambiente virtual onde apenas alguns dos seus sentidos são estimulados.
O utilizador não se sente parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser estimulados, por exemplo: ouvir música.
Tipos
